Mangueiras de alta pressão: entenda seu funcionamento
Em comparação a outros modelos, as mangueiras de alta pressão se destacam por suportar condições extremas de trabalho em sistemas hidráulicos.
As mangueiras hidráulicas são insumos bastantes utilizados em diversos setores da indústria, essencialmente incumbidas de promover o deslocamento de fluidos de um ponto a outro. Sua aplicação mais comum ocorre na substituição de tubulações, cujo sistema, embora eficaz, não apresenta a flexibilidade das mangueiras.
Assim, elas mantêm a capacidade de suportar diferentes níveis de pressão e temperatura, além de possibilitar que sejam dobradas, enroladas, reforçadas, entre outras vantagens.
Os três principais fluidos que são transportados com o auxílio da mangueira hidráulica, são:
- . Líquidos com alto conteúdo de água;
- . Óleo sintético;
- . Petróleo;
Diante dessa breve introdução, já podemos constatar que as mangueiras de alta pressão são aquelas que conseguem suportar condições extremas de trabalho, não apenas na pressão, como também as altas temperaturas.
Ao longo deste artigo, vamos reforçar algumas características gerais das mangueiras hidráulicas e dar exemplos de aplicações das mangueiras de alta pressão. Também mostraremos itens do próprio catálogo LENZ, mencionando as principais atribuições de cada um deles.
Boa leitura!
Mangueiras de alta pressão
Um dos fatores que mais chamam atenção em relação às mangueiras hidráulicas é a resistência cada vez maior da peça. Se as exigências por qualidade e segurança aumentam, a tecnologia para montagem dos equipamentos acompanha o ritmo.
Dessa forma, as mangueiras de alta pressão oferecem desempenho acima da média, suportando elevados níveis de corrosão, oxidação e demais intempéries, o que possibilita seu uso em altíssimas temperaturas.
A enorme eficácia dessas mangueiras permitem sua utilização nos mais diversos setores industriais, como:
- . Alimentício
- . Siderúrgico
- . Metalúrgico
- . Naval
- . Borracha
- . Papel
- . Celulose
Apesar do padrão comum a todas as mangueiras desse modelo, existem algumas diferenças conforme o uso e o tipo do produto. Portanto, para escolher o equipamento ideal, é necessário estar atento às descrições do item com a fabricante ou distribuidora.
Diferenciais na montagem
A maior resistência se dá na composição, seja pelo reforço das camadas de aço ou do revestimento de borracha, a depender da aplicação. Quanto ao processo de montagem das mangueiras de alta pressão, trata-se do mesmo método aplicado aos outros modelos. Elas apresentam medidas diferentes tanto para o comprimento quanto às bitolas.
No caso das mangueiras hidráulicas LENZ, também a exemplo dos demais itens do catálogo, as de alta pressão são confeccionadas de acordo com rigorosas técnicas de qualidade e segurança. Nossas mangueiras atendem às normas SAE e DIN, além de possuírem o selo ISO 9001:2015.
Critérios estes que se estendem a regulares processos de manutenção preventiva, corretiva e vistorias gerais, para que seu funcionamento seja mantido no melhor nível possível.
Outro ponto fundamental é a sua vida útil. As características desse tipo de mangueira proporcionam maior durabilidade e, consequentemente, mais vantagem na relação custo-benefício.
Para se adaptarem aos diversos locais (inclusive os não nivelados), as mangueiras de alta pressão precisam contar com um revestimento capaz de garantir resistência à corrosão interna e externa.
Mangueiras de alta pressão LENZ
Agora vamos apresentar as opções de mangueiras de alta pressão presentes em nosso catálogo. Isso irá ajudar você a entender as pequenas diferenças entre os processos de montagem de cada uma.
Confira.
100R1
Esse modelo possui tubo interno de borracha sintética com uma camada de fio de aço trançado, coberta com borracha sintética e resistente a intempéries. Ela é capaz de trabalhar entre -40ºC e 100ºC.
A mangueira 100R1 pode ser aplicada em equipamentos hidráulicos com picos de pressão e condições extremas de operação, transportando fluidos materiais e sintéticos.
Temos também a variação 100R1 Superheat, que suporta temperaturas ainda mais altas, até 135ºC.
100R2
A mangueira 100R2 traz o mesmo material da 100R1, mas, como a própria nomenclatura indica, possui duas camadas de fio de aço trançado. Portanto, é mais resistente nesse aspecto.
Esse modelo também trabalha entre -40ºC e 100ºC em equipamentos hidráulicos com picos de pressão e condições extremas, transportando fluidos minerais e sintéticos.
Assim como no exemplo anterior, temos também a variação 100R2 Superheat, que suporta até 135ºC.
100R13
No modelo 100R13, o tubo interno de borracha sintética comporta quatro camadas múltiplas de fio de aço trançado em espirais e direções alternadas, além da cobertura de borracha sintética resistente a intempéries.
Em relação à temperatura de trabalho, equipamentos e tipos de fluidos carregados, as características são as mesmas das mangueiras anteriores citadas anteriormente.
100R15
Se a 100R13 tem quatro, esse modelo aqui tem seis camadas múltiplas de fio de aço trançado em espirais e direções alternadas, também coberta com borracha resistente a intempéries.
No mais, as características se repetem: temperatura de trabalho entre -40ºC e 100ºC em equipamentos hidráulicos, com picos de pressão alta e condições extremas de operações, transportando fluidos minerais e sintéticos.
100R17
Nesse modelo, temos novamente o número reduzido de camadas de fio de aço trançados para um ou dois, cuja borracha pode ser lisa ou enfaixada.
Também realizando o trabalho em equipamentos hidráulicos com picos de pressão e condições extremas, a mangueira 100R17 oferece mais resistência diante do calor ao transportar os fluidos minerais e sintéticos, pois consegue suportar até 120ºC – apresentando o mesmo limite inferior de -40ºC.
4SH
Nosso penúltimo exemplo é mais um produto com quatro camadas de fio de aço trançado em direções alternadas, com temperatura de trabalho variando entre -40º e 100ºC, atendendo aos mesmos serviços dos outros modelos pelo transporte de fluidos minerais e sintéticos.
Multi Purpose – Multiuso 100% borracha
Encerramos a lista com a mangueira Multi Purpose, cujo tubo interno, além do tipo SBR, apresenta também a borracha EPDM, com reforço trançado de poliéster, podendo ser enfaixada ou lisa.
Composta 100% em borracha, ela tem resistência acima da média, suportando temperaturas entre -40ºC e 120ºC durante o trabalho realizado sob as mesmas situações e nos mesmos cenários dos demais modelos.
Leave A Comment