Seu carro faz barulho no motor quando acelera? Entenda
Saiba o que pode estar acontecendo no seu carro quando ele apresenta barulho no motor quando acelera.
A maioria dos veículos – senão todos – costumam fazer barulho no motor quando acelera. Por este motivo, muitos motoristas são fãs daquele tão famoso ‘ronco do motor’.
É preciso ficar atento, porém, para o fato de que alguns barulhos específicos no motor, na verdade, podem representar algum problema que seu carro está sofrendo. Por isso, é sempre importante ficar de olho no barulho do motor quando acelera.
Estes ruídos não são como o barulho comum de aceleração; eles se tratam de barulhos metálicos, como pequenos estalos, podendo ser chamado de “batida de pino”.
O barulho do motor quando acelera
Quando seu carro começa a fazer barulho no motor quando acelera, é importante ficar alerta. Afinal, a causa desse barulho pode ser, na verdade, um processo químico que pode atrapalhar o funcionamento de seu veículo se não cuidado.
Este som específico ocorre em forma de sequências e é causado por uma queima fora do comum do combustível utilizado, seja ele etanol ou gasolina. O ruído também pode ser conhecido como detonação ou grilo do motor.
E muito se engana quem pensa que este barulho é provocado por um pino, como um de seus nomes sugere: não há pino nenhum no processo. Na verdade, é apenas um problema na pré-ignição do carro.
Este problema ocorre dentro da câmara de combustão. Quando há sua presença, a combustão entre o ar e o combustível ocorre antes da faísca atingir a vela de ignição, criando apenas uma onda magnética.
Depois, quando a faísca chega na vela, outra onda magnética é criada. Assim, estas duas começam a se colidir no interior da câmara e começam a gerar o tão famoso barulho, cujo som é semelhante a um ‘tec tec tec’.
Este barulho metálico também pode causar futuros problemas na embreagem. Abaixo, falaremos mais um pouco sobre.
Porém, esta não é a única causa de barulho no motor quando acelera; podemos apontar diversas outras que podem causar este ruído metálico.
Uma delas é o depósito de carbono (ou depósito carbonífero) na cabeça do pistão, que pode provocar uma queima antes do tempo certo quando aceso por causa da temperatura do motor.
Outro motivo que pode causar barulho no motor quando acelera-se o veículo é o superaquecimento do próprio motor. Esta causa também pode ser tão comum quanto a primeira e passar despercebida, a não ser pela luz da cebolinha no painel.
Além disso, caso um combustível de baixa octanagem seja utilizado, ele pode não ser resistente o suficiente para um certo nível de compressão, podendo afetar o ponto de ignição.
Isso por conta da sonda lambda, aparelho que fica no escapamento e funciona como um sensor, informando à central do carro qual combustível está sendo utilizado do tanque, presente em carros flex.
Assim, durante o processo químico da combustão, as diferenças entre o ponto de octanagem da gasolina e do etanol são perceptíveis, sendo bem menor na gasolina.
Por fim, por conta desse nível ser menor em uma do que na outra, a faísca na vela torna-se diferente para os dois tipos de combustível.
Então, caso a central seja informada que o carro está usando etanol – quando na verdade, está utilizando gasolina – a regulagem da ignição estará ajustada incorretamente, atrasando a faísca e permitindo que a mistura entre em combustão espontaneamente.
Outras possíveis causas de barulho no motor quando acelera
Porém, nem sempre o barulho no motor quando acelera é realmente no motor. Podemos, às vezes, confundir este barulho com o de outros componentes danificados do veículo, como:
Rodas
As rodas podem apresentar alguns problemas e, consequentemente, barulhos contínuos, seja em uma, duas, três ou todas elas. Porém, este barulho se assemelha mais ao som de uma pequena turbina ou ventilador.
O motivo pode ser diverso: tanto os pneus podem estar deformados ou ovais quanto as bandas de rodagem e laterais podem estar desgastadas e com bolhas, dando origem ao barulho.
Ainda nos componentes de roda, os rolamentos também podem fazer sons que se assemelham ao barulho no motor quando acelera. Porém, logo ele será substituído por um ruído áspero, como se houvesse areia nas rodas.
Além disso, os coxins também podem estar quebrados e fazendo sons graves, principalmente em terrenos irregulares. Por fim, o problema também pode estar no desgaste das pastilhas de freio.
Porém, este ruído é um pouco diferente do barulho no motor – na verdade, este se trata de um som agudo, como se algo estivesse raspando na roda quando você gira o volante.
Este ‘sintoma’ é devido ao desgaste frequente das pastilhas. Porém, caso você tenha trocado elas recentemente, o problema pode estar na rigidez da pastilha.
Radiador
Acima, já falamos sobre o superaquecimento do motor e a falta de água no radiador pode ser a causadora deste motivo.
Porém, o barulho no motor quando acelera pode ser causado pelo radiador – ou melhor, pela perda de tensão na correia dentada.
Assim, o ruído será contínuo e pode afetar até outras peças como o cabeçote do motor caso não seja consertado.
Amortecedor
Os barulhos do amortecedor, quando danificados, podem se assemelhar muito ao barulho no motor quando acelera-se o carro.
Porém, o diferencial é que este barulho aparece ao passar por lombadas ou ruas com algum desnível, além de constantes trepidações e desestabilidades na direção e volante do veículo.
Ar-condicionado
O ar-condicionado também é um componente que pode apresentar ruídos!
Isso pode ocorrer principalmente quando há falhas nos compressores, seja por excesso de gás, falta de torque ou a tubulação de gás do compressor em contato com outros componentes.
Outros problemas no motor e na direção hidráulica
Voltando ao falar do sistema mais importante na hora de dirigir, os problemas podem estar nos componentes da direção.
Um deles é a caixa de direção hidráulica, que pode estar precisando de óleo. Assim, a direção começa a fazer barulhos semelhantes a um assobio agudo.
Outro problema é quando o suporte do motor está quebrado. Dependendo do veículo, o motor conta com 3 ou 4 coxins para amenizar a vibração do motor.
Quando quebrados, a trepidação dos componentes é grande e um ruído grave pode ser escutado pelo motorista.
A importância de consertar o barulho no motor quando acelera
Obviamente, não é legal andar por aí com seu carro fazendo barulhos graves, principalmente quando esse é um barulho no motor quando acelera.
Por isso, é importante sempre se atentar a estes ruídos – e também à sua origem, pois, quando não consertados, a direção do seu veículo pode estar comprometida, podendo ocasionar diversos acidentes.
Em outros casos, este constante bate-bate dentro do motor pode chegar a danificar o motor e derreter componentes como as cabeças dos pistões.
Agora, imagine que seu carro está com estes ruídos, você não deu importância e seu motor quebrou no meio da estrada?
Além de precisar da ajuda de um guincho, você poderá gastar muito mais em outros reparos, como uma retífica, por exemplo.
Por isso, além de sempre ficar de olho nos componentes e sons que seu carro anda fazendo, a manutenção preventiva também é sua melhor amiga.
Quando realizamos revisões periódicas em nosso automóvel, a tendência é que você o proteja antes do problema acontecer.
Assim, pequenas práticas como trocar a água do radiador, verificar a condição do óleo do motor e das velas de ignição, o estado das rodas e pneus e também dos amortecedores ajudam a verificar se seu carro está em boas condições.
Porém, não é só trocar as pastilhas desgastadas que está tudo resolvido! É importante realizar a visita em uma oficina mecânica de confiança para que se confirme que o motor está em boas condições para rodagem, garantindo a segurança do motorista e dos demais passageiros.
Leia também: A importância do powertrain para o automóvel.
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