Conheça as conexões hidráulicas e suas aplicações
As conexões hidráulicas e as roscas são muito necessárias para evitar o vazamento em tubulações durante o transporte de fluidos e garantir o sucesso da operação. Saiba tudo sobre o assunto!
Em sistemas industriais as conexões hidráulicas são peças indispensáveis e, por isso, extremamente utilizadas. Elas são utilizadas para ligar tubulações e promover a condução de fluidos de forma eficaz.
Hoje em dia, as conexões hidráulicas fabricadas em PVC (policloreto de vinila) são os modelos mais utilizados, especialmente pelo seu favorável custo benefício.
Conexões hidráulicas: o que são?
As conexões hidráulicas são pequenas peças que têm como objetivo fazer a junção de tubulação e outros mecanismos. Com isso, elas auxiliam no processo de conduzir fluidos diversos, como combustível, água, ar e óleo.
Para que o papel das conexões hidráulicas seja desempenhado de forma adequada, elas devem necessariamente ser produzidas com materiais de boa procedência para que suportem variações de pressão e evitem a presença de vazamentos.
Quando as conexões hidráulicas são fabricadas com materiais de má qualidade, elas podem ressecar e apresentar fissuras que prejudicam a tubulação provocando vazamentos.
No caso daquelas produzidas em aço galvanizado, um processo de desenvolvimento mal feito pode gerar um encaixe imperfeito, gerando os mesmos transtornos.
Um sistema industrial que apresenta vazamentos de fluidos, em determinadas ocasiões, pode colocar a saúde das pessoas que tiverem contato com ele em risco, como os trabalhadores do local, por exemplo.
Além disso, vazamentos são imprevistos que comprometem todo o sistema, alterando a pressão ideal e contaminando o maquinário, bem como alguns tipos de fluidos fora da tubulação podem provocar corrosão das peças e outros problemas.
Por isso, as conexões hidráulicas devem seguir rigorosamente as especificações das normas ABNT NBR 6943, ISO 49 e EN 10242, ao serem fabricadas. Já as roscas de vedação dessas peças de junção devem ser produzidas de acordo com as normas NBR NM ISO 7-1 e as roscas de acoplamento, conforme ABNT NBR 8133 e ISO 228. Mas, em caso de necessidade, outros modelos podem ser fabricados sob encomenda.
Existem alguns modelos de roscas de conexão hidráulicas. Por exemplo, a rosca BSP, em relação à anatomia, é paralela e pode ser rosqueada até o limite da área desenvolvida durante sua produção.
Por outro lado, a rosca NPT, também conhecida como rosca cônica, é mais utilizada em conexões de tubulações de água, gás etc.
O que é um sistema industrial?
É preciso ter em mente que, quando se fala de sistemas hidráulicos industriais, em via de regra, são compostos por válvulas, cilindros, bombas, motores, manômetros, pressostato e outros equipamentos.
O trabalho conjunto de todos estes componentes e mecanismos completam um sistema que tem como objetivo automatizar determinados processos dentro de pequenas e grandes indústrias. O sistema hidráulico em si, tem como principal finalidade a transferência de energia para o acionamento de máquinas e dispositivos.
Dentro deste sistema, o destaque vai para a conexão hidráulica, afinal, sem ela seria impossível garantir junções herméticas. Além de assegurar uma vedação em sua totalidade, para evitar a saída do fluido, elas também evitam a entrada de outros elementos que poderiam contaminar aquilo que as tubulações estão transportando.
Modelos de conexões hidráulicas mais vendidos
Você já viu no início deste texto que as conexões hidráulicas de PVC são amplamente utilizadas e costumam ser as mais vendidas do mercado, muito embora sejam menos resistentes que as de aço galvanizado.
Durante a fabricação das conexões hidráulicas de aço galvanizado, elas passam por um processo onde uma camada de zinco por imersão é recebida, ou ainda por meio da eletrólise de camadas, que agrega o zinco à composição da conexão.
Essa técnica é realizada para que não haja corrosão da peça com o tempo de contato com o fluido na hora do uso.
Essas conexões galvanizadas proporcionam uma maior segurança em todas as suas aplicações, o máximo desempenho e durabilidade, especialmente quando são compradas de uma empresa que distribui materiais de qualidade.
Conexões Tubulares
As conexões tubulares tem como função a ligação dos tubos para que o fluido seja conduzido, tornando possível a criação de redes interligadas de modo eficiente e seguro. Elas costumam possuir espessura e raio em tamanhos variados, tudo depende do tubo ao qual serão acopladas.
Esse tipo de conexão pode ser fabricada em ligas especiais, latão, aço inoxidável ou aço carbono. Existe também a opção em PVC. Cada modelo e material contam com propriedades diferentes, que devem ser analisadas a depender do sistema industrial e tipo de fluido que será conduzido.
De todo modo, a conexão tubular proporciona uma excelente eficiência e durabilidade, que ajudam a conservar a estrutura como um todo.
Tupy
As conexões hidráulicas Tupy são produzidas em aço maleável e são bastante empregadas em sistemas condutores de gases, vapores e líquidos no geral, não somente para o uso industrial mas também para o residencial e predial.
Esse modelo conta com roscas NPT e BSP e são fabricadas com acabamento galvanizado ou de superfície pretas segundo o padrão das normas nacionais e internacionais.
Forjadas
Os tipos de conexões hidráulicas forjadas são usados, em geral, para o transporte de água. Essas são peças utilizadas em sistemas para união de tubos que precisam suportar altas pressões. Devido a elevada resistência do material, são frequentemente empregadas em muitos ramos industriais, especialmente na indústria petroquímica, mecânica e naval.
As conexões hidráulicas forjadas destinadas à alta pressão possuem anilha e porca, e são fabricadas, em via de regra, com aço inox e aço carbono. Graças a elas, a pressão não permite que a estanqueidade seja afetada.
Roscas BSP
Existem diferentes tipos de acabamento para as roscas BSP que são confeccionadas em ferro maleável seguindo os critérios das normas ABNT NBR 6590, ISO 5922 e EN 1542. Podendo ser fabricadas com acabamento galvanizado ou preto.
As roscas BSP com superfície preta (óleo não tóxico) são utilizadas, geralmente, em redes que transportam oxigênio, água quente ou combustíveis como óleo diesel e etanol. Outras aplicações onde não há uma grande necessidade de proteção interna contra a oxidação também fazem uso deste modelo.
Para o uso destas conexões, bem como as tubulações as quais serão acopladas, é indicada uma proteção extra e externa contra a ação do meio, como por exemplo, corrosão eletroquímica, acidez do solo, argamassa e afins.
Com relação as roscas BSP com acabamento galvanizado, além das aplicações supracitadas, elas também podem ser empregadas em redes de ar comprimido, água potável, água industrial, refrigeração, gasolina e em rede de prevenção e combate a incêndios com hidrantes ou com sprinklers.
Principais aplicações das conexões hidráulicas
Ao longo do texto, foi possível observar que as conexões hidráulicas se fazem muito úteis em diversas áreas industriais para o transporte de fluidos e outros elementos. Os principais setores que empregam essas peças são:
- – Construção Civil;
- – Área médica e hospitalar;
- – Desenvolvedoras de máquinas ferramentas e fundição;
- – Mineradora;
- – Fabricantes de prensas;
- – Indústria automobilística;
- – Injetoras de plásticos;
- – Indústria alimentícia;
- – Indústrias de plástico e borracha;
- – Indústrias de embalagens;
- – Indústria naval;
- – Indústria metalúrgica;
- – Indústria siderúrgica e petrolífera;
- – Indústria de papel e celulose.
Além disso, no geral, as conexões hidráulicas operam interligando vários equipamentos nos sistemas de máquinas, por exemplo:
- – Cilindros;
- – Motores;
- – Mangueiras;
- – Acumuladores;
- – Atuadores rotativos;
- – Bombas de palhetas;
- – Bombas de pistões;
- – Bombas de dosagem;
- – Bombas de engrenagens;
- – Comandos direcionais múltiplos;
- – Unidades hidráulicas;
- – Direções hidrostáticas;
- – Válvulas;
Características principais das conexões hidráulicas
Levando em consideração que muitos setores e tipos diferentes de sistemas utilizam as conexões hidráulicas, para diferentes fins, existem muitas peças com características distintas no mercado. Algumas podem ter formatos e bitolas distintos para que seja possível atentar às demandas diversas.
Podem ser fabricadas em latão, zinco, aço maleável, aço carbono, aço inoxidável, PVC e ligas especiais. As principais características que devem ser observadas na hora de adquirir essas peças para garantir que a operação ocorra com a máxima eficiência, são: Durabilidade, resistência, segurança contra vazamentos e facilidade de instalação.
É preciso avaliar que as conexões devem suportar níveis de pressão variados além dos movimentos vibratórios do maquinário. Além disso, um produto de qualidade dispensa o uso de pasta de vedação, soldas e flanges, o que é excelente quando se trata de economia.
Para que todos esses quesitos sejam devidamente cumpridos e a operação não seja colocada em risco, é importante escolher um fornecedor de qualidade, como a LENZ, que trabalha em conformidade com todas as normas necessárias.
Leave A Comment